PIUS, EPISCOPUS
SERVUM SERVORUM DEI
Bula Pontifícia
''Pastoral Dominici''
Pela qual se cria a
Arquidiocese de Belém
Desta Cátedra Primacial da Arquidiocese Romana, a qual por providência divina e pela que com a graça de Deus e a força do Espírito Santo governo, volto meus olhos para as necessidades pastorais de todo o povo de Deus reunido no orbe católico virtual, para que com olhar virtuoso sane as necessidades espirituais de toda grei.
Desde os primórdios da Santa Igreja é comum que os cristãos se reúnam em comunidade para louvar e bendizer ao Senhor. Ao longo do tempo, essas comunidades cristãs foram evoluindo e hoje são denominadas e separadas como paróquias, vicariatos, dioceses, arquidioceses entre outros, onde um prelado é responsável por guiar e orientar o povo de Deus em matéria de fé naquele determinado território.
Sendo assim, olhando para a realidade pastoral da nossa comunidade de fé, com a autoridade à mim concedida, que DECRETO a criação da Arquidiocese Metropolitana de Belém, constituindo à ela todos os poderes e deveres dignitários das arquidioceses e de seus metropolitanos.
Para o exercício do governo pastoral desta, nomeio ainda em tempo o Eminentissímo Cardeal, Dom Rafael Cardeal Majella, que deverá receber posse do núncio apostólico junto à todo episcopado de sua arquidiocese. Rogo a Deus as bênçãos abundantes sobre essa arquidiocese e seu pastor, que possam frutificar e trabalhar ardentemente na vinha do Senhor.
Por fim, que a porção do povo de Deus reunido nesse território possa ser bem atendido pelo clero local, desempenhado bons serviços pastorais, vocacionais e missionários.
Dado em Roma, junto de São Pedro na data de 5 de Janeiro do Ano do Senhor de 2019, primeiro de meu Pontificado.
+ Pius Pp. II
Pontifex Maximus
